Dente quebrado tem conserto?

Um dente quebrado é considerado como um tipo de trauma. É uma experiência desagradável e pode trazer diversos constrangimentos, impedindo você de sorrir e abalando a sua confiança. Conheça as principais soluções!

A quebra de um dente causa dor, infecções, alterações na mastigação e, até mesmo, problemas na mandíbula.

O que o paciente precisa é consultar um dentista em primeiro lugar para analisar se ele está com dente quebrado (ou com dente fraturado, termo mais comum em Odontologia).

Sinais de que o seu dente pode estar fraturado:

• Dores durante ou após a mastigação;
  • Falhas ou rachaduras no dente;
  • Inchaço ou inflamação ao redor do dente;
  • Dente mole;
  • Inchaço no rosto;
  • Secreção na gengiva.

Independentemente da causa, o dente fraturado pode ter conserto e a melhor coisa a fazer nessa situação é procurar um dentista.

Confira os principais métodos utilizados:

• Polimento e pequena restauração – Pequena fratura
    Casos com danos leves, onde o paciente perdeu apenas um mínimo fragmento do dente.
  • Restauração – Pequena ou média fratura
    Em alguns casos, não se recupera a parte quebrada do dente. Com isso, a saída é recriá-lo com acréscimo de material restaurador.
  • Colocação de coroa
    Quando a fratura é muito grande é preciso colocar uma coroa, podendo ser confeccionada de metal ou cerâmica ou material misto.
  • Tratamento de canal
    Os dentes fraturados e rachados podem infeccionar a polpa. A polpa é a estrutura viva do dente, composta por vasos sanguíneos, artéria e nervo e fica acomodada dentro do dente, que se desenvolve no espaço vazio do dente.
    Em alguns casos, o dentista precisa fazer um tratamento de canal para salvar o dente e depois colocar a coroa para devolver as funções estéticas e mastigatórias do dente.
  • Cirurgia para aumento de coroa clínica ou gengivectomia
    Cirurgia para recuperar o espaço entre dente e gengiva quando um dente é fraturado na altura da gengiva ou abaixo dela. A cirurgia está indicada para casos onde a maior porção do dente ainda está intacta e saudável capaz de sustentar uma coroa ou restauração.
  • Extração do dente
    Quando a fratura é muito grave, a solução é a extração do dente. Nesse caso, o paciente pode optar por utilizar uma prótese fixa ou fazer um tratamento com implante, onde os dentistas removem o dente quebrado e colocam um implante no seu lugar.

Como você viu, há diversas formas de se tratar um dente quebrado. Nesses casos é importante que você se consulte com um dentista logo que a fratura ocorrer para que o problema não se agrave.

Na Yappy, todo o procedimento é feito de forma muito mais rápida e precisa que em dentistas convencionais. Quebrou o dente? Vem pra Yappy e sorria para o futuro!