Enxaqueca pode ser resolvida pelo dentista?

Sabe aquela forte dor de cabeça, acompanhada ou não de dor no pescoço, nos ombros, zumbido nos ouvidos e outros sintomas?

É a enxaqueca, um mal que ocorre em muitos de nós e às vezes não se acha a solução. E em muitos casos, a mesma pode ser encontrada no consultório do dentista.

Se você sofre de enxaqueca, sabe como é: latejante e crônica, não é uma dor qualquer. É pulsátil, unilateral e com uma intensidade muito forte, podendo provocar náuseas e vômitos. A duração é longa, podendo persistir de quatro a 72 horas. Essas dores podem ser causadas e aumentadas por conta do estresse muscular ou mesmo emocional e por mal funcionamento da mastigação. Caso não seja tratado, o problema pode crescer, como uma “bola de neve”, criando raízes emocionais e levando até a uma possível depressão. Mas como toda a situação, pode ser revertida ou ter seus sintomas reduzidos através do tratamento correto.

O bruxismo, também conhecido como ranger de dentes, leva um estresse à musculatura e pode resultar na fadiga muscular ou mesmo num processo inflamatório. Essa fadiga provoca um acúmulo de ácido lático e causa o que é conhecido como: dor de cansaço muscular, a dor de queimação.

Os principais músculos envolvidos nesse processo são o masseter e o temporal, porém, a dor normalmente se localiza nas têmporas e próxima aos ouvidos, fora o desgaste dentário que é dolorido demais.

Sobre o processo inflamatório: as dores são mais acentuadas e o inchaço pode pressionar o nervo que fica na região, o trigêmeo e causar a neuralgia do trigêmeo. A dor é intensa, o diagnóstico correto é fundamental, pois, podem haver casos de extração de todos os dentes devido a dores, sendo que o problema está no nervo. As placas de relaxamento muscular amenizam os sintomas dos principais distúrbios causados por movimentos involuntários do sistema mastigatório.

O ronco e o quadro de paralisação respiratória no sono também são problemas que podem ser resolvidos no consultório. Os distúrbios do sono tem consequências trágicas, chegando até ao risco de morte súbita. Tem dor de cabeça maior que noites mal dormidas pelo ronco de quem dorme com você? ou anos sem um descanso pleno?

Esses problemas são muito sérios e quando corretamente diagnosticados, podem ser solucionados de maneira simples, no consultório odontológico. A boa notícia é que essas dores podem ser curadas de diversas formas: ajustes na alimentação, aplicação de botox em pontos estratégicos da cabeça e técnicas que combatem os distúrbios na mandíbula prometem eliminar a dor, recuperar o bom humor e trazer de volta o seu bem-estar.
Você tem sofrido desse mal? Venha para a Yappy e seja cuidado por nossos odontologistas do jeito que você merece.