Medicamento inédito pode fazer crescer dentes em adultos

A ausência congênita de dentes ou a perda dos permanentes é uma preocupação constante, tanto para a saúde bucal quanto para a autoestima de muitos. No entanto, avanços recentes na pesquisa científica estão nos aproximando da possibilidade de um tratamento revolucionário. 

Um grupo de cientistas do Instituto de Pesquisa Médica do Hospital Kitano, no Japão, está desenvolvendo um medicamento capaz de estimular a formação dentária ou ainda atuar no desenvolvimento da dentição de crianças com ausência congênita dos dentes – condição que afeta 1% da população mundial.

Os pesquisadores conseguiram relacionar o gene USAG-1 com a limitação do crescimento dentário em camundongos. A partir dessa descoberta, os cientistas passaram a desenvolver o medicamento que visa bloquear parcialmente a atividade desse gene, abrindo caminho para o crescimento de novos dentes.

Os testes clínicos devem começar em julho de 2024 e, caso sejam bem sucedidos, é provável que o medicamento esteja disponível para o público até 2030. Para a fase 1 dos testes, o tratamento será realizado primeiramente nas crianças que apresentam ausências congênitas de dentes e, mais adiante, nos adultos.

“Atualmente, os tratamentos disponíveis para a perda de dentes ainda são limitados a substituição através de dentes artificiais, como próteses e implantes. Contudo, apesar de otimista, ainda são necessários mais estudos que comprovem a eficácia e segurança do medicamento”, explica Cassia Gil, executiva da Yappy, principal centro de odontologia de precisão do país.

Os pesquisadores acreditam que, no futuro, esse tratamento inovador poderá ser amplamente utilizado. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 34 milhões de brasileiros adultos perderam 13 ou mais dentes, e outros 14 milhões não possuem nenhum dente na boca. Essa nova terapia tem o potencial de beneficiar significativamente essa população.

“Estar sempre atentos às novas tecnologias na odontologia abre diversas possibilidades para oferecer tratamentos personalizados aos nossos pacientes. Temos o papel fundamental de conscientizar, prevenir, diagnosticar e tratar, além de fornecer orientações que mudem não só a saúde bucal, mas também a autoestima dos indivíduos como um todo”, finaliza Cassia Gil.

Em resumo, o desenvolvimento desse medicamento inovador representa um avanço promissor na odontologia, oferecendo esperança para aqueles que sofrem com a perda de dentes. Embora haja um longo caminho a percorrer antes de sua disponibilidade, essa descoberta pode revolucionar a forma como abordamos a saúde bucal e a restauração dentária em adultos.

Enquanto essa solução fantástica não chega, você pode encontrar as melhores opções de tratamento para perda dentária e fraturas em nosso centro odontológico de precisão.

Aqui na Yappy, nossa abordagem inovadora que alia tecnologia e humanização oferece incontáveis soluções para cuidar da saúde da sua boca e do seu sorriso. 

Marque sua consulta e venha conhecer nossas instalações. Temos uma equipe de profissionais com especializações multidisciplinares que irão tornar sua experiência odontológica muito mais agradável.

Compartilhe esta publicação:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma nova experiência em Odontologia.

Você não sabia que ir ao dentista podia ser assim.

Últimos artigos

ORTODONTIA

Alinhadores invisíveis
é na Yappy

PRÓTESES

Confiança de dentes perfeitos novamente

IMPLANTES

Tecnologia para um
sorriso completo

ENDODONTIA

A última palavra em tratamento de canal