O que é mordida cruzada e como tratar

Um sorriso perfeito e alinhado é tudo para a nossa autoestima, né? E além disso, melhora nossa saúde como um todo, no geral. Por isso, é importante ser uma prioridade durante toda a vida, desde bebê até a terceira idade.

Problemas de alinhamento dentário podem ser tratados em qualquer fase da vida e a mordida cruzada é um dos problemas ortodônticos mais comuns na vida de crianças e adultos. Se você é adulto e não tratou quando criança, fique tranquilo, pois agora você pode fazer de forma discreta e prática.

O que é a mordida cruzada?
Esse problema ocorre quando existe um desalinhamento dos dentes superiores com os inferiores, causando o que é conhecido como má oclusão, quando alguma parte da arcada dentária superior se encaixa por dentro ou atrás da arcada inferior.

Desse modo, não há um padrão normal e o paciente tem o sorriso torto. A mordida invertida influencia no crescimento dos ossos da face, trazendo diversos problemas na articulação ATM, desgastes e perdas dentais. Inclusive, existem outros problemas que também são associados à mordida cruzada, como:
1. Contratempos ao escovar os dentes;
2. Trazendo cáries e outros problemas de higiene bucal;
3. Bruxismo;
4. Dificuldades ao mastigar e respirar;
5. Retração gengival com abfração nos dentes;
6. Distúrbios temporomandibulares (ATM).

É muito importante lembrar que normalmente esse tipo de problema é perceptível. Por isso, muita das vezes a mordida cruzada pode ser imperceptível e os dentes parecerem alinhados.

Os tipos de mordida cruzada ou invertida:
Podem ser apresentadas de formas distintas, porém, em alguns casos é mais fácil de reconhecer, enquanto em outros não é. As formas em que mordida cruzada se apresenta, são:

1. Mordida cruzada anterior: quando os dentes da arcada dentária superior, não cobrem a inferior.
2. Mordida cruzada posterior: quando a arcada superior se fecha dentro da arcada inferior na hora da mordida.
3. Mordida cruzada lateral: quando há um desalinhamento de dentes em apenas um lado da boca, normalmente onde acontece a mastigação.
4. Mordida cruzada bilateral: quando há um desalinhamento de dentes em ambos os lados da boca.

Quais são as causas e sintomas da mordida cruzada ou invertida?
São diversas as causas da mordida cruzada, pode ter origem genética quando a mandíbula cresce demais ou de menos, mas pode ser causada por outros fatores, como: respiração incorreta, chupar os dedos, chupeta ou mamadeira, má oclusão e atraso no processo de crescimento dental.

A principal característica da mordida invertida, é o desalinhamento entre as arcadas dentárias, porém, esse problema pode gerar outros sintomas, entre eles:
1. Desenvolvimento desigual da mandíbula em crianças;
2. Respiração pela boca ao invés do nariz em crianças;
3. Surgimento tardio dos dentes;
4. Dor de cabeça;
5. Chiados no ouvido;
6. Retração gengival;
7. Sensibilidade nos dentes;
8. Dores nas articulações temporomandibulares (ATM);
9. Sons ao abrir e fechar a boca. 

Como posso tratar a mordida cruzada ou invertida?
Para atestar se sua mordida é cruzada ou invertida, é necessário que você venha até nosso consultório e agende sua consulta. Dessa maneira, o profissional responsável poderá analisar e afirmar com certeza, indicando o melhor tratamento para você.

É indicado que a mordida cruzada seja cuidada ainda na infância, para evitar que demais problemas apareçam, porém, é possível tratar na idade adulta também. De uma forma ou de outra, a maioria dos casos podem ser tratados com os alinhadores transparentes Invisalign.

Compartilhe esta publicação:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma nova experiência em Odontologia.

Você não sabia que ir ao dentista podia ser assim.

Últimos artigos

ORTODONTIA

Alinhadores invisíveis
é na Yappy

PRÓTESES

Confiança de dentes perfeitos novamente

IMPLANTES

Tecnologia para um
sorriso completo

ENDODONTIA

A última palavra em tratamento de canal